segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TEMAS DISCUTIDOS PELA COMUNIDADE IFA BRASIL



PROGRAMA IFA POR UMA CULTURA DE PAZ

Como devo cuidar do meu individual?
Resposta de Ifadayo: Primeiro as pessos precisam conhecer o individual delas antes de saber cuidar, para isso precisa conhecer o destino delas. Depois procurar um sacerdote de Ifá (Babalawo) para ele lhe ajudar a entender o que faz parte do seu individual, o Ifá vai lhe trazer o remédio.

Como devo cuidar do meu espiritual?
Resposta de Ifadayo: Cuidar do espiritual é cuidar de seu ancestral, conhecer sua Ori inu (mente). Os sacerdotes cuidam do espiritual primeiro fazendo o sacrificio (ebo), depois se Ifa permitr, fazer ebori (sacrificio) a cabeça.


Qual a diferença de Ori e "igba" Ori?
Resposta de Ifadayo: Ori quer dizer destino, cabeça dependendo do sentido da frase.Nós chamamos o recipiente de Ile Ori, aonde fica o Apere. A Ile Ori é o recipiente onde todos podem ter dentro da nossa religião. O Apere é aonde fica a sua essencia, "sopro divino".

Existe iniciação a Ori?
Resposta de Ifadayo: Sim. Ori para a cultura indigena yoruba é um Orisa. O Odu Atefun diz que Ori é chefe dos Orisa. Primeiro vem a energia de Ifa, para dizer o nosso destino, depois vem nosso Ori (destino) e depois vem Orisa. Ori é mais sagrado que Orisa, por isso, devemos lembrar sempre de Ori (cabeça).

O que é Elenini?
Resposta de Ifadayo: Esse nome significa caluniador. É um espirito aonde manda você fazer rituais erradas, manda você ir a um lugar errado, é um ponto "cego" no lado espiritual e material. Só consegue tirar a energia deste espirito fazendo ebo (sacrificio).

Existe Orisa errado na Ori da pessoa?
Resposta de Ifadayo: Não! O que existe é uma má conduta do sacerdote em fazer aquele Orisa como parte da ancestralidade de uma pessoa. Eu sempre digo, Orisa é uma ferramenta. Ifá muda e concerta o destino, Orisa é o complemento. Ifá quem determina os Orisa que a pessoa deve se iniciar, Babalorisa através do erindilogun não consegue determinar isso. Por isso é importa fazer o ite`fa (cerimonia completa de ifa), para saber qual destino da pessoa.

É possivel trazer a cultura de Ifa no Brasil?
Resposta de Ifadayo: Sim, mas não temos a cultura igual existe na Nigéria como se propaga no Brasil. Muitas pessoas acham que conhecem Ifá, mas na verdade falta muita para se conhecer Ifá e trazer os conhecimentos para cá. Essa cultura que eu particularmente estou trazendo para minha familia, sera utilizada mais para meus filhos e netos.

Os sacerdotes estão preparados para trazer a cultura?
Resposta de Ifadayo: Não, mas creio que com mais união e menos vaidade, mais honestidade e menos egoismo, seguir mais regras e não fazer de conta que não conhece os versos de Ifá, a maioria estará mais preparada para passar conhecimentos.

Se eu me iniciar em Ifá, minha vida no candomblé vai mudar? Eu vou perder os anos que tenho?
Resposta de Ifadayo: Depende de cada visão de sacerdote. Se esta no destino você se iniciar no Ifá, eu creio que você esta apto a conhecer todos os segredos do universo, isso vai ajudar a ter sempre bom comportamento. Não é de grande valia você sendo pertencente ao candomblé (cultura afro descendente) e estando feliz e completo, se migrar ao Ifá. Por que você pretende fazer isso? Não acho conveniente as pessoas procurarem Ifa sem saber do destino delas, e ver  que falta na vida delas, Ifá para isso não é um complemento e nem uma solução, já que esta tudo completo. Não tem como usar a cultura indigena yoruba (Esin yoruba) e agregrar a cultura afro-brasileira (candomble), os costumes e liturgias são muito diferentes, apenas a palavra Orisa que falamos a mesma lingua, do restante, as pessoas podem se perder e muito!.

Por que se cobra tão caro nos trabalhos espirituais e iniciações?
Resposta de Ifadayo: Os materiais de minha religião não é barato. O sacerdote ou sacerdotisa sabe que para manter um templo e se manter na vida não é Ifa, mas Olodumare (Deus) recompensa aqueles que sempre praticam o bem. Sendo assim, Ifá explica da neceddisdade do ser humano e aquele que é capaz de pagar ou não os trabalhos espirituais. Sempre existiu dinheiro no mercado e cada sacerdote tem o seu valor, mas não o sistema abusivo dos sacerdotes de hoje. Acompanhe o programa falando sobre isso: http://www.youtube.com/watch?v=C_lCqiN-G88.

Mulher pode se iniciar em Ifá?
Resposta de Ifadayo: Mulher pode se iniciar em ifá. Eu defendo que mulher pode, como deve seguir os tabus delas dentro da religião. A vida dela caminha muito melhor com Ifá na vida delas, principalmente aquelas casadas com Babalawo.

Eu posso ser cuidado (a) pelo mesmo sacerdote que minha (meu) esposa (o)?
Resposta de Ifadayo: Sim pode, não há nenhum tabu quanto a isso. Ifá é sinonimo de familia e ancestralidade.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROGRAMA PAPO DE AWO

Pode haver possessão para sacerdote de Ifá?
Resposta de Ifadayo: Sacerdote de Ifá (Babalawo) não pode ter possessão de Orisa (Orixa). Por que? Ifá diz em Otua meji que Orunmila incorpora os ikin e não há possessão para sacerdote de Ifá na Nigéria. O Babalawo ou Oluwo (chefe sabio de um templo) devem incorporar os ikin (caroços ou nozes) na sua vida, a sabedoria divida de Olodumare. Deus ensinou a Orunmila a utilizar os ikin quando precisasse de ajudo, então, os discipulos de Orunmila que são os Babalawo tem a mesma missão que Orunmila na terra, somos partes desses ikin para poder dialogar com Deus, assim, na minha opinião não devemos desconetar desse mundo, por isso, existem os ELEGUN, que são os sacerdotes que tem Possessão. Não existem transe para Babalwo também.

Pode haver transe para sacerdote de Orisa?
Resposta de Ifadayo: Sim, sacerdote de Orisa é comum entrar em transe de 1 a 2 Orisa na Nigéria. O Babalorisa ou Iyalorisa na Nigéria não entram em possesão e sim em transe.

Eu já entrei em transe ou em possesão em Orisa no candomblé, como fica meu destino no Ifá?
Resposta de Ifadayo: Incoscientemente ou conscientemente pode ser que você não seja Babalawo ou Iyanifa, porque, depois que existiu essa energia na sua vida, ela não irá sumir. Quem pode dar a resposta a você é Ifa e Orisa Odu (orisa mistico), dentro da selva sagrada de Ifá quando você passar por ite`fa. Como eu disse, as religões não se misturam e as liturgias muito menos, por isso só Ifa pode ou não arrumar ou concertar o destino. Pode ser que você tenha o destino de ser um sacerdote de Ifá, você vai compreender os tabus que sacerdote de Ifa pode ou não?

Pode-se mencionar o nosso odu Ifá?
Resposta de Ifadayo: Pode, só não pode mencionar o odu do seu itá.

Pode-se mencionar nosso nome?
Resposta de Ifadayo: Pode, dentro da cultura indigena yoruba nosso nome é sagrado, mas esse sagrado não tem o tom de segredo.

Existe diferença do oraculo de Ifá do oraculo Orisa?
Resposta de Ifadayo: Sim, o oraculo de ifa são utilizados dois instrumentos: o nozes de palma que são chamados de ikin e o rosário chamado de opele. Oraculo de Ifá possui 256 signos que chamamos de Odu Ifa. O oraculo de Orisa se chama owo eyo erindilogun, onde possui 16 odu. O nome dos caminhos dos destinos são diferentes um do outro. Oraculo de Ifá além dos 256 signos ele se desdobra por 256 versos de cada um dos signos, já o de Orisa se desdobra até 16 versos de cada um dos 16 signos dele. Mais detalhes: http://www.youtube.com/watch?v=dq5Vwy2xMRs.

Posso cuidar de Ifá e Orisa todos os dias?
Resposta de Ifadayo: Não, porque tudo começou nos primórdios da criação da terra. Obatala (Orisa da criatividade) foi quem ensinou aos Orisa e seres humanos a cuidar do nosso dia-a-dia, e instruiu aos Orisa a homenagear nos dias corretos, para afim de não haver discordância entre eles. Existem os dias corretos a cuidar deles, existe o dia bom para se casar, fazer iniciação, fazer um batizado, etc. Mais detalhes: http://www.youtube.com/watch?v=r_cd-8BD5AM.

Existe odu de nascimento no Ise`fa?
Resposta de Ifadayo: Não, ise`fa é uma cerimonia simples aonde você recebe as nozes de palma (ikin) e chamamos essa cerimônia de owo ifa okan. Quem conferir meu site www.ifabrasil.com.br, entre na aba "Ifa" e leia tudo sobre iniciação de Ifa ou siga o link: http://www.youtube.com/watch?v=pxWTGF9pTXQ.

Se você leu até aqui, acompanhe o ultimo programa Papo de Awo do mês de Agosto "pode ou não pode"? http://www.youtube.com/watch?v=Mx9XWtUCi8E.

Babalawo Ifadayo Orisatalabi Elebuibon

www.ifabrasil.com.br
www.facebook.com/ifabrasil
www.twitter.com/awoifadayo

Nenhum comentário:

Postar um comentário