sexta-feira, 20 de setembro de 2013

IFÁ É ACEITO COMO ENSINO EM ESCOLAS DO ESTADO DE OSUN

"Compelido a escrever este artigo sobre o recente anúncio do governo do Estado de Osun na introdução do estudo da religião Ifa em todas as suas escolas. Enquanto nenhum momento deve ser desperdiçado, felicitando o governo liderada pelo visionário Ogbeni Rauf Aregbesola neste passo corajoso e necessário , também deve ser feita uma tentativa consciente de educar aqueles que podem ser genuinamente considerado ignorante sobre o imperativo sócio- legal de permitir uma pan Yoruba ethos desempenham um papel crucial no desenvolvimento de uma sociedade. Todos os esforços para elevar o nível de desenvolvimento deve ser ancorada nesse substrato abrangente . Quanto ao travesso e os hipócritas proselitismo, religiosos comerciais com vastos impérios empresariais que prosperam nos próprios objetos de escoriação pública enganosa , devemos apressar para acalmar os seus receios de que esta novela , mas necessária introdução não afetará a empresa de " cura milagrosa " e a promessa de prosperidade em uma terra já devastada por gafanhotos políticos.


Um ambiente multi-cultural, como a Nigéria, deve reconhecer e aceitar a realidade do pluralismo étnico- religioso ea divergência atendente para promover a igualdade , a equidade ea justiça entre as nacionalidades e grupos étnicos , as condições necessárias para a amizade , a co- existência pacífica e realista aspirações para o crescimento. Este é o mínimo abaixo do qual não irredutível grupo deve ser submetido . A postura onisciente adotada pelos adeptos das chamadas religiões proeminentes , cristianismo e islamismo , expõe ignorância abissal sobre a essência de outras religiões indígenas e explica por que a intolerância adorna a vestimenta oficial em vários tons . Esta atitude combativa também é sintomático de uma sociedade pós- colonial que ainda se recupera dos efeitos debilitantes da subjugação estrangeira em todas as ramificações .

A exibição duvidosa e ostentação de piedade por esses homens auto-nomeados de Deus, por um lado, e sua disposição material obsceno, é mais do que suficiente para causar um estudo sério para a desgraça de uma sociedade em declínio. Deixamos este tópico interessante para outra altura. Por agora basta afirmar que este movimento atual do governo é a mais significativa desde a independência. Se o desenvolvimento é sobre as pessoas , então ele deve ser tomado como dado que a compreensão dos modos de vida de todos que vivem na sociedade é uma condição sine qua non para o planejamento . Os desafios enfrentados pelas várias categorias de pessoas obrigar introspecção e determinação que acabará por levar ao progresso. Políticos profissionais , privadas de patrocínio há dois anos no Estado de Osun , considerado a fonte das pessoas da parte ocidental sul do país , também vai parar em nada para confundir as pessoas que foram desapropriadas ao longo dos anos .

Se nossos filhos são feitos para estudar religiões estrangeiras e alguns até obter graus mais elevados , incluindo doutoramentos , conhecendo culturas de outros povos , então é bastante salutar que o governo está pensando em fazer o estudo da religião Ifa uma opção no currículo escolar no Estado de Osun , ainda que tardiamente . A Nigéria é um lugar onde as elites têm orgulho em ser proficiente falar e escrever línguas de outras pessoas. Nós imploramos avanço dependendo unicamente o ethos cultural de outras terras. Nossas reivindicações de decência são muitas vezes baseada no fato de nossa adesão aos preceitos de uma dessas religiões estrangeiras . Estamos alimentada para absorver os costumes e tradições daqueles que tratamos nossos antepassados ​​com desprezo . Nós crescemos a odiar o que é verdadeiramente nosso. Recebemos prêmios imitando os modos de vida de outras terras. O que nos pertence é desprezada e tratada com escárnio inimaginável. As nossas culturas são submetidas a prismas estrangeiras em determinar a sua aceitabilidade.

Espera-se que os seres iludidos , que quer acreditar realmente no mito da superioridade destes produtos impostas sub- conjuntos , das percepções de outros povos sobre os fenômenos naturais observáveis ​​em suas sociedades , irá juntar-se problemas com este líder verdadeiramente progressista do povo. O que devemos, no entanto, evitam o silêncio que sugere conivência com os ataques despropositados do governador dinâmico, que se tornou o destino do estado em torno positivamente com os poucos recursos à sua disposição. Nuhu Ribadu , um homem não sabe a sofrer os tolos de bom grado, apenas atestou as qualidades esterlina deste caráter excepcional. Várias outras pessoas foram comentando sobre esse ser asceta cuja energia contrasta com a sua estatura física.

A religião era fundamental para o desenvolvimento da antiga civilização egípcia . Os desafios enfrentados pelos egípcios obrigou-os a procurar soluções no reino espiritual . Desastres, devendo citar-se a inundação constante do Nilo foram consideradas como sanções dos seres celestiais . Esses povos antigos usaram sua crença na vida depois da vida e da existência de um ser sobrenatural , Ra, cujas decisões foram inquestionável, para interagir com o seu ambiente natural. O mundo moderno é o beneficiário direto dos legados de suas mentes fecundas . Seus filhos foram alimentadas com as pepitas de crenças que impulsionaram aguda observação dos fenômenos naturais. Esta atitude deu origem às descobertas científicas sem paralelo para o qual os egípcios ainda são amplamente reconhecidos .
A originalidade do processo de pensamento garantiu que todas as nações do mundo antigo, olhou para ele. A Grécia tornou-se o maior beneficiário desta antiga civilização única e , por implicação necessária , o mundo ocidental , no sentido moderno da expressão. Qual a média hipócrita e ignorante nigeriano vai considerar como supersticiosos e pecaminosos formaram a base sobre a qual a sua fé baseada nessa religião importada é estabelecida. O sistema judicial dos antigos egípcios era um agregado de seus valores sócio-culturais. Estes foram contidas nos currículos das escolas em vários níveis de aprendizagem .

Os chineses também desenvolveram sua civilização independente de outros já existentes dependem fortemente de seus valores culturais . China hoje é um exemplo de avanço , porque nunca permitiu qualquer influência indevida em seu sistema sócio- político construído sobre valores orientais. Este país destaca-se hoje como um baluarte da inspiração quando a maioria das nações ocidentais estão lutando com questões de sobrevivência resultantes de uma situação econômica debilitantes. Uma criança chinesa nunca vai olhar para o oeste para a redenção sócio- econômica. A criança acredita que seu / sua linguagem é a melhor e única aprende outras línguas estrangeiras para obter vantagem em um mundo competitivo . Ele / Ela não é de forma alguma se sentir inferior à criança ocidental. O Estado não tem religião oficial ainda a criança chinesa não está impedido de estudar qualquer assunto de interesse .

Estudantes americanos agora vêm à Nigéria para estudar aspectos específicos da nossa cultura muito desprezado . Eles falam iorubá impecável, Hausa ou Igbo , entre outras línguas nigerianas . Isso não é um desafio para eles. Eles são pesquisadores interessados ​​nos mistérios do nosso passado ancestral. Eles vêm para estudar Egungun cult , o tambor de falar e sua importância na disseminação de informações, valores culturais como encapsulados no Odu Ifa corpus, entre outros. Eles se tornam inicia da religião Ifa que os africanos ignorantes e mal -educado denegrir . A tragédia de todo o cenário é que eles já estão em uma posição para educar -nos no nosso passado. Enquanto lutamos para imitar os europeus , americanos e árabes , nós nos tornamos alienados da nossa origem . Nada de nós é bom, exceto que é submetido à aprovação ocidental. Então, desenraizados e arrancadas de nossa origem que eles se tornam fanáticos que os membros de algumas famílias destruir abertamente artefatos e outros vestígios valiosos da gloriosa época em que o mercantilismo crasso não teve impacto sobre a psique das pessoas .
Governantes tradicionais são os personagens mais dignos de lástima desses elementos trágico -cómico . Alguns deles empregados em todos os tipos de métodos manuais para subverter o processo de seleção para se tornar reis iludidos em uma república. Uma vez que eles sobem o chamado trono de suas partes dianteiras pais eles logo descobrem que seu passado era pecaminoso . Em sua exposição hipócrita de devoção vazia , eles destroem santuários e evitar ritos religiosos que justificam a sua existência anacrônica , em primeiro lugar . Eles convidam pastores comerciais para vir e pregar para seus súditos chamados para acabar com as formas tradicionais . Estes empresários religiosos em vez exibir estes palhaços como troféus conquistados na batalha para civilizar os nativos. Eles denigrem a própria essência do seu sustento como guardiões dos costumes e da tradição do povo.

Eles apreciam o traje tradicional de três peças fluxo eo rabo de cavalo complementar, verdadeiros emblemas de indulgência e vaidade. E, assim como seus antepassados ​​colaborou com comerciantes de escravos , os precursores comerciais dos hipócritas proselitismo para as aldeias de raid e aldeias de escravos , eles também são participantes dispostos na pilhagem dos recursos do Estado ao nível do governo local. Muito poucos deles merecem atenção no meio de pessoas decentes .

Admitindo-se que a posição retrógrada realizada em religiões indígenas é correto , não é não fazer sentido que as nossas crianças são treinados para saber por que seu passado ancestral deve ser condenado ? Temos alimentado gerações dos nigerianos , ou melhor, os africanos , em dietas estrangeiros antes da independência através período pós- colonial até o presente momento . A ambição suprema de uma criança normal é ser branco em tudo. Não é irônico que, em um momento em que o mundo ocidental olha para Africano de renascimento cultural nossas pessoas se esforçam descaradamente a deixar de lado tudo o que lhes faz lembrar de suas origens ?

Adeptos das religiões tradicionais africanas foram discriminados ao longo dos anos . A experiência nigeriana foi de coração corroendo . Supostamente educado os religiosos jettison nomes de família que lembrá-los de práticas "pagãs" . Eles adotam nomes bíblicos de outras culturas estrangeiras para o continente , sem compreender o seu significado. Assim, vemos nomes engraçados como " Olugbemi " no lugar de " Fagbemi " . Jesus , que é um nome muito comum entre os judeus, é aposta para elogiar nomes para representar piedade . Que ignorância !

A nova política de educação no Estado de Osun irá permitir aos nossos filhos a oportunidade de saber que a diferença que você encontra em todas as religiões do mundo é na prática . Questões doutrinárias já subsumidos os aspectos didáticos e edificante da religião. Na Nigéria contrapartida económica muito out- pesa a busca sincera de regeneração espiritual. O exemplo Osun expôs a mentira difundida por pessoas que exploram a religião para fins egoístas. Nossas crianças devem ter a possibilidade de saber algo sobre o que eles são chamados a odiar. Eles devem ser capazes de decidir se existe alguma diferença notável entre as religiões promovidos ea mensagem no corpus Ifa . Os alunos cujos pais são adeptos da religião Ifa devem também ser autorizados a estudar a sua fé em um ambiente desprovido de discriminação e intolerância. Virtudes como continência , lealdade, honestidade, piedade , responsabilidade cívica , a devoção aos pais e anciãos , a humildade , dentre outros, são incorporados em Ifa . Qualquer criança que tem a sorte de ser alimentada neste ensinamento puro será útil para si e para a comunidade em geral. A postura hipócrita dos políticos desta política devem ser condenados .

Nossas crianças devem ter a possibilidade de entender , por exemplo, que Esu , o malandro perfeito com uma dupla personalidade não é Satanás ou Lúcifer, o anjo arco no panteão cristão dos deuses. Quando nossos filhos ouvir nomes como Esubiyi , Esugbayi ou Esuronmbi , a conotação pronto em suas mentes é o diabo da Bíblia ou do Alcorão. Eles não conseguem entender por que alguém que não é insano arcará com tais nomes na sociedade. Além de nomes, certas virtudes são considerados o domínio exclusivo das religiões estabelecidas. A experiência , no entanto, mostrou que há um grande abismo entre a mera confissão e as ações reais daqueles que professam piedade .

A primeira lição para os devotos de Ifá é a satisfação como contra a complacência .

" Ohun enu ri ni enu nje ,
adifa fun Igbin ti o je erupe la " . "

A boca está satisfeito com o que vem como alimento , assim como o caracol aprecia os nutrientes do solo. "Há fábulas das aventuras de Orunmila ou Obatalá , que também são didática. As ações traiçoeiras do rato arbusto, Okete e Osanyin , estão repletos no corpus Ifa . As conseqüências de atos infiéis são ensinados com as fábulas desses personagens míticos. A temperança é a virtude dos deuses e qualquer sorte o suficiente mortal a ser dotado com este presente especial vai experimentar a paz que está além da compreensão do homem . O caráter de um homem determina o quão bem sucedido ele estará na terra. A história de " Iwa " ensina-nos que um dos maiores presentes que legou pelos deuses para o homem é a capacidade de fazer o que é certo .

Tive o raro privilégio de ouvir Professor Olu Longe informou que a maioria de nós que eram ignorantes da inestimável contribuição da religião Ifa para o sistema de contabilidade Yoruba . A base do computador é o Odu . A primeira 8 em dois locais 16, fazendo multiplicado por 16, 256 para fazer o infinito é o princípio pelo qual o funcionamento do computador está baseado. Quem insiste em que os nossos filhos não merecem conhecer este fato não é apenas ignorante, mas perverso. Eu recomendo com entusiasmo a palestra do eminente professor, " Irapada Onka Isembaye wa ni ile Yoruba " , para aqueles que não saibam que , como a antiga religião egípcia , o Ifa corpus contém aspectos da ciência , matemática, contabilidade, medicina e ética. É muito pouco provável que qualquer criança adequadamente nutrida nesses valores imaculadas pode nunca vir a se tornar um fardo para a sociedade.

O governo do Ogbeni Rauf Aregbesola é um dos poucos que pode ser considerado como o foco. Todas as pessoas boas devem vir juntos para incentivar esse líder excepcional que tem apresentado raro tino administrativo em meio a grandes desafios enfrentados por ele desde que ele assumiu o cargo de governador. Outros governadores ACN deve seguir o bom exemplo deste homem diminuto que tomou passos de gigante no sentido de garantir o desenvolvimento real de um estado , uma vez devastada por gafanhotos.

Doyin Odebowale , PhD, LLB (Hons) , BL .
Professor, Departamento de Clássicos , da Universidade de Ibadan .URL curta: http://www.osundefender.org/?p=88649"



Essa fonte faz eu ter mais consciência que o meu propósito dentro da ifabrasil.com.br em fazer a "Escola de Ifa" entrar nas escolas primeiramente aqui na minha cidade, não esta longe de acontecer. Junto com os membros da nosa comunidade e parcerias sérias, podemos trazer a voz de Ifa e Orisa as pessoas qe mais necessitam, que são nosso futuro: as crianças.
Baba Awo Ifadayo Adetooyangan Elebuibon

Nenhum comentário:

Postar um comentário